sábado, 25 de junho de 2011

Você sabe exatamente qual seu tamanho de sutiã?


Um problema que tenho notado, são as mulheres que tem dificuldade em encontrar o tamanho certo de sutiã, ou seja, um modelo que vista bem no bojo, quanto na pala.O sutiã ideal. E isto tem se acentuado mais, pois a cirurgia de silicone está se popularizando e as mulheres continuam com o mesmo tamanho de tórax, mas a medida de busto está duas, três vezes maior... Nos Estados Unidos e Europa, a numeração de tamanhos, é separada em tamanho de tórax (abaixo do busto) e tamanho de busto (intitulados de copas, cups ou taças). O tamanho de tórax  é descrito por um número e a do busto por uma letra. Por exemplo o meu, pela tabela deles, seria 34 B, ou seja meu tórax ou subbusto tem aproximadamente 75 cm, e meu busto se enquadra no B, 88cm ou 89 cm (copa B). Enfim você encontra um modelo com variadas opções de tamanho de pala e bojo! Muito bom.
Agora como descobrir suas medidas? Para desobrir a do busto, meça-os contornando (volta inteira da fita)  pela parte mais volumosa e inspirando ar, e o tórax  pela parte bem abaixo do busto (volta inteira da fita).Com as medidas em mãos veja em quais elas se enquadram na tabela internacional:
Esta é uma tabela de medidas reais, aquela que a gente tira com a fita métrica, medidas planas. Aqui no Brasil existem aqueles padrões P-M-G na lingerie, e não é fácil encontrar marcas, confecções que trabalhem com medições separadas de busto e tórax. Para saber se você  veste P ou M ou G e outros maiores, você deverá sutrair suas medidas planas, reais em 15% aproximadamente, pois a maioria das lingeries é feita em tecido elástico, microfibra, por isso ela precisa ser reduzida.
Infelizmente um sutiã tamanho M_P_G_GG, pode não vestir tão bem se uma mulher tiver diferenças maiores de busto e tórax. E outra coisa que acontece muito é que, encontram-se muito conjuntinhos de lingerie para vender e às vezes a mulher é até toda M no sutiã, mas na calcinha ela pode ser G, ou P.
Felizmente há marcas que trabalham com o sistema internacional, e com venda de sutiãs e calcinhas separadas, como a Triumph,(não é propaganda) referência em qualidadade e modelagem. Outras marcas maiores também. Mas só as maiores, pois para as menores, isso pode ser um problema para conseguir um preço melhor(mercado super competitivo), tempo disponível para esse trabalho que é maior (o cliente quer modelo novo toda hora!) e por  ainda não dispuser de uma boa equipe de modelagem para esse trabalho. A solução, não a ideal, mas, encontrada, foi a de colocar um colchete com mais opções de fecho em uma pala pouco reduzida. Melhora um pouquinho.
E lembre-se, por mais que conheça seu tamanho, sempre experimente o sutiã antes de comprá-lo, ajustando-o ao corpo da maneira certa, regulando alças, posicionando o arco abaixo do busto e veja se está confortável, nem apertado ou frouxo. E também, o modelo não pode sair facilmente do lugar, nos movimentos por exemplo,e  a pala tem de estar firme, ou seja, não pode subir demais atrás..

Nenhum comentário:

Postar um comentário