segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cintura, elegância e sensualidade, impecáveis...


Uma peça super antiga e tipicamente feminina, está ganhando cada vez mais destaque: O corselet e corset. Chamado de espartilho, por ser usado por baixo da roupa, característico de lingerie, a peça tem suas mais remotas origens como mostram os registros em estatuetas e pinturas na Ilha de Creta, no mar Egeu, bem próximo da Grécia, onde as mulheres aparecem usando um corselet, abaixo do busto e deixando-os de fora.
 deusa das serpentes
 
Mais tarde, ele ganha mais força a partir do século XVI, onde é símbolo de aristocracia, por ser uma peça cara e de difícil liberdade de movimento para o trabalho. No século XIX, é uma obrigação de uso para qualquer mulher, até mesmo em crianças, meninas, que desde cedo usavam impostos por suas mães...



               
 Problemas de saúde existiam devido ao seu uso errado; era a fixação da cintura minúscula, o que chega a ser feio na minha opinião... Desde a época medieval, os espartilhos eram feitos com uma lâmina sólida, central, na frente, de 1kg em média e removível, o chamado busc, usado até hoje na confecção dos corsets.
  Busc antigo.

Geralmente eram decorados, por serem removíveis e expostos. Os atuais unem pressão e fecho, usando o cadarço apenas como regulagem...

 Buscs atuais, como fecho.
  Espartilho antigo com o "spoon busc"

Antigo, cara de museu? Que nada, hoje eles estão repaginados e  modernos. Uma peça mais que especial usada para os mais diversos fins. Geralmente o corselet, é uma peça de roupa mesmo, rígida, com barbatanas, modeladora, mas não tão forte como o corset.
                                                                    Corselet overbust

Corselet underbust

Eu prefiro o corselet, que modela apenas, ao invés do corset super rígido. Existem dois tipos: o overbust-cobre o busto- (Geralmente usado como tomara que caia em festas) e o underbust- abaixo do busto- (Geralmente usado por cima de uma camisa). Há também o midbust - meio do busto.Vai à uma festa, quer casar, ou  quer usá-lo como lingerie mesmo, para uma noite especial, que tal aderí-lo?

As famosas estão aderindo. A cantora Paula Fernandes com sua belíssima voz, também não deixa por menos no visual. Está sempre linda vestindo seus corselets em shows e eventos. Veja e inspire-se...
Underbust com camisa xadrez, super atual, discreto e elegante

Underbust em look mais sensual. Lindo!           

Modelo Overbust em look super sensual.
Ultra chique.
         Fernanda Machado em modelo mais clássico. Uma opção para um traje mais formal e fino.
A pin up Dita Von Teese, recebe um de presente da estilista Sher(Madame Sher).

Existem os mais variados estilos, escolha o seu e faça sucesso! Só não aperte muito a cintura como as tight lacings fazem com seus corsets! Rsrs.





Nenhum comentário:

Postar um comentário